Você está aqui: Página Inicial / Teses e Dissertações / Linha de Pesquisa 3: Desenvolvimento Humano e Processos Educativos

Linha de Pesquisa 3: Desenvolvimento Humano e Processos Educativos

Orientadora: Adriana de Fátima Franco

Dissertações
Ano Discente/Título
2015

Rebeca Lançoni Franco - Desenvolvimento da linguagem: contribuições da psicologia histórico-cultural para a fonoaudiologia e educação

2016

Ana Caroline Toffanelli - Educar para a diferença: uma análise das relações de gênero presentes na literatura infantil sob o olhar da Psicologia Histórico Cultural e do feminismo de orientação marxista

Taiane do Nascimento Andrade-Bocato - O sentido da vida na velhice: uma análise histórico-cultural

2017 Jéssica Fanelli Meneguite - Desenvolvimento Infantil e Ensino: Contribuições da psicologia Histórico-Cultural para a Psicologia e Educação
2018 Eliane Kiyomi Tabuti - A prescrição de associações farmacológicas para crianças do ensino fundamental do município de Maringá: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural 
2019

Aline Hikari Ynoue - A apropriação da escrita sob a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural e o desenvolvimento do pensamento teórico

Luana Gois Corbelo - Vivência e Gênero a partir da Psicologia Histórico-Cultural: primeiras aproximações.

2020

Daiane de Oliveira Neves - Da comunicação emocional direta à possibilidade de gestação do desenvolvimento da linguagem oral: uma síntese a partir da psicologia histórico-cultural

2021

Karina Fornazaro - A Dança como uma Possibilidade: O Desenvolvimento Estético e Psíquico na Educação Infantil a partir da Psicologia Histórico-Cultural.

2022

Patrícia Barbosa da Silva - A apropriação da linguagem escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a unidade afetivo-cognitiva: contribuições para a Psicologia e para a Educação.

 

Tese
Ano Tese/Título
2019

Cleudet de Assis Scherer - Contribuição da Música para uma Formação Omnilateral de Crianças do 1º Ano do Ensino Fundamental: Um Estudo a partir da Psicologia Histórico-Cultural

2023

Ana Caroline Toffanelli - Contribuições do Teatro Épico ao estudo do Drama na Psicologia Concreta de Vigotski

2024

Juliana Piovesan Vieira - A palavra como unidade mínima de análise na alfabetização: Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural

 

 

Orientador: Fernando Wolf Mendonça

Dissertações
Ano Discente/Título
2022

Maria Júlia Dias Roque de Oliveira - A Psicologia Histórico Cultural e o Processo de Formação do Pensamento Teórico do Professor: da Realidade Que Vivemos Às Necessidades Humanas.

2023

Josavias Anthony Oshiro Costa - O autismo sob a análise da unidade psicofísica: caminhos para a superação da oposição entre hereditariedade e meio

LARISSA ANDRADE BELTRAMe - Quando professor e aluno não se encontram na sala de aula: uma análise histórico-cultural do trabalho educativo na pandemia

 

Orientadora: Maria Júlia Lemes Ribeiro

Dissertações
Ano Discente/Título
2012

Alexandre Israel-Pinto - O uso de substâncias psicoativas: história, aprendizagem e autogoverno

Annamaria Coelho de Castilho - Caracterização das condições de acessibilidade previstas para o acadêmico com necessidades educacionais especiais nas instituições públicas de Ensino Superior do Estado do Paraná

2014

Ana Paula da Paz Tavares - Educação Especial no Ensino Superior: acessibilidade no processo de inclusão escolar, a partir de relatos de acadêmicos com deficiência

Valéria Cristina Sanzovo - Estudo sobre a relação entre educação e a evolução da cultura no Comportamentalismo Radical

2015

Natália Pascon Cognetti - Análise do Comportamento e Educação: um estudo das dissertações de mestrado em Psicologia do Estado do Paraná no período de 2008 a 2013

Jaqueline Cristine Bordin - Análise do Comportamento Aplicada ao tratamento de crianças diagnosticadas com autismo: um estudo de sua efetividade.

Jéssica Leal Borges Alves - O uso de métodos coercitivos de controle no contexto escolar: uma reflexão à luz da análise do comportamento

2016

Débora Barbosa de Deus - Contribuições da Análise do Comportamento no Processo de Inclusão Escolar.

2020

Débora Mendes Baggio - Relação família e escola: um panorama sobre a produção brasileira.

Mayara Nunes Almeida - Políticas Públicas Educacionais e Deficiência: estudo sobre as produções científicas acerca da Psicologia Escolar e Educação Especial na América Latina à luz da Psicologia Histórico-Cultural

 

Teses
Ano Discente/Título

 

 

Orientadora: Maria Lucia Boarini

Dissertações
Ano Discente/Título
2010

Maria Marina Beltrame - Infância e saúde mental: reflexões sobre a dinâmica de trabalho de um CAPSi

Marisa Garbrecht de Justi - O CAPSAD na perspectiva dos usuários

2011

Carina Furlaneto Frazatto - O hospital psiquiátrico e o “voltar para casa”: interstícios deste caminho

Juliane Biazze Feitosa - A Internação do Adolescente em Conflito com a Lei como “Única Alternativa”: reedição do ideário higienista

2012

Lara Houser dos Santos Neponuceno - Assistência à saúde mental na Atenção Básica em municípios de pequeno porte 1: um “terreno” a cultivar

Renata Cristina Marques Bolonheis Ramos - Comunidades Terapêuticas: “novas” perspectivas e propostas higienistas

2013

Carolini Cássia Cunha - O histórico “destino” da loucura criminosa

 

2014

Lucivani Soares Zanella - Pelos caminhos da proteção: a assistência à infância no período de 1883 a 1922

Fernanda Freire Figueira - A Liga Brasileira de Higiene Mental e a Psicologia no Brasil: a história a ser contada

2015

Danelea Rosolen Galetti da Silva - "Do riso fez-se o pranto": discursos sobre o magiatério

Maria Eliza Spineli - Programa saúde na escola: o “novo” desafio da intersetorialidade entre saúde e educação

2016

Adriano Ricken Baroni - A atuação do psicólogo no “reino tão, tão distante” do adolescente autor de ato infracional

Renata Rosolem - Entre idas e vindas ou sobre as reinternações psiquiátricas

2018

Melline Ortega Faggion - Psicologia e eugenia: percursos da história 

2019

Lorena Maria da Silva - A intersetorialidade ou a lógica do dividir para cuidar: desafios do percurso

2020

Douglas Alexandre Fernandes - “Pau que nasce torto...” exige correção: a criação de Institutos Disciplinares

2023

Luiz Gustavo Giati - Pequenos operários: a outra infância

 

Teses
Ano Discente/Título
2019

Juliana Biazze Feitosa -Infrações praticadas por adolescentes no Brasil: uma análise histórica.

Thiago de Sousa Bagatin - Manicômio Judiciário: a contramão da reforma psiquiátrica

2020

Marina Maria Beltrame - Entre os muros do hospital psiquiátrico: histórias sobre a infância e a adolescência

Ana Carolina Becker Nisiide - Reclames ao Judiciário: o caso da saúde mental

2021

Daniela Rosolen Galleti da Silva - O (des)encontro da mulher com o álcool e os bons costumes no Brasil do século XX.

Simone Carlos de Souza - Sobre mulheres, Violência doméstica e Estado: um retrato. 

2022

Vânia Damasceno Costa - Entre Textos e Contextos: O lugar social da loucura em Rio Branco/AC.

 

Orientadora: Marilda Gonçalves Dias Facci

Dissertações
Ano Discente/Título
2010

Clarice Regina Catelan Ferreira - As contribuições da psicologia histórico-cultural aos psicologos que trabalham junto às políticas públicas de assistência social voltadas às crianças entre zero e seis anos

Patrícia Vaz de Lessa - A atuação do psicólogo no ensino público do Paraná: contribuições da psicologia histórico-cultural

2011

Clayton Washington dos Reis - A atividade principal e a velhice: contribuições da psicologia histórico-cultural

Eliane da Costa Lima - Trabalho, Atividade Docente e Processo de Personalização: um estudo a partir da Psicologia Histórico-Cultural

2012

Cinthia da Silva Chiodi - O processo de avaliação psicológica na perspectiva da psicologia histórico cultural e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem

Fabiola Batista Gomes Firbida - A Formação do Psicólogo no Estado do Paraná para atuar na escola

Flávio Augusto Ferreira de Oliveira - O sentido pessoal da escola e o sofrimento em adolescentes com dificuldades no processo de escolarização

2013

Josy Cristine Martins - A transição do aluno da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a atividade principal em questão

2014

Diego Augusto dos Santos - Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a compreensão do adoecimento e sofrimento psíquico de professores

Adriana Gonzaga Cantarelli - A subjetividade como intersubjetividade: a personalidade do professor e as suas relações com a prática docente

Sorya Klug Pssidônio - Atividade de Ensino ou Ação? A Prática do Professor de Sala de Recursos Multifuncional à luz dos Fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural

2015

Fabrício Rodrigues de Moura - A atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar

Juliana Zanon Ferreira - O Adolescente e o Jovem em Conflito com a Lei e a Escolarização: possibilidade de humanização?

Luciana Mara Tachni Barbosa - Contribuições da psicologia histórico cultural para o ensino médio: conhecendo a adolescência

2017

Diana Priscilla de Souza Mezzari - O Uso do Medicamento pelos Docentes e as Relações de Trabalho: Uma compreensão a partir da psicologia histórico-cultural

Kléia Naiara Peixoto - Criatividade do professor na prática pedagógica e na psicologia histórico-cultural: Análise de publicações brasileiras

Nayra Borges de Almeida - Reflexões sobre a atuação de psicólogos na assistência social - algumas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural 

2019

Jacsiane Peniak - Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar e Educacional: teoria e prática em trabalhos desenvolvidos na Unidade de Psicologia Aplicada da Universidade Estadual de Maringá 

Marina Beatriz Shima Barroco Esper - Sofrimento/Adoecimento do Professor Universitário e Relações de Trabalho: estudo a partir da psicologia histórico-cultural

2020

Glaucia Rodrigues da Silva de Oliveira - O Atendimento Psicoeducacional realizado por Psicólogas(os) Escolares às crianças com dificuldades no processo de escolarização: uma proposta a partir da Psicologia Histórico-Cultural

2021

Luiza Sharit Pereira Tavares - "Se a gente pudesse entender melhor a criança": a importância do conhecimento sobre o desenvolvimento humano para a prática docente com crianças de zero à três anos.

2023

Vinícius do Prado Manoel - Avaliação do desenvolvimento cultural do ser humano a partir da Psicologia HistóricoCultural: análise crítica dos instrumentos psicológicos de avaliação (testes)

2024

Victor Hugo de Quadros Venâncio - O desenvolvimento de adolescentes em situação de Acolhimento Institucional:
contribuições da Psicologia Histórico-Cultural.

 

Teses:
Ano Discente/Título
2018 Marlene Aparecida Wischral Simionato - Deficiência e Personalidade: o que pode revelar uma Biografia - Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural
2020

Ana Paula Alves Vieira - A avaliação psicológica de crianças que enfrentam dificuldades no processo de escolarização como instrumento de intervenção: proposta a partir da psicologia histórico-cultural 

Elis Bertozzi Aita - Psicoterapia enquanto possibilidade de intervenção sobre o processo de formação de consciência: uma análise histórico-cultural 

 

Orientadora: Nilza Sanches Tessaro Leonardo

Dissertações
Ano Discente/Título
2010

Carla Patrícia Rambo - A inclusão escolar na perspectiva de alunos com deficiência no ensino superior: contribuições da psicologia histórico-cultural

Solange Pereira Marques Rossato - Queixa escolar e educação especial: intelectualidades invisíveis

Valéria Garcia Da Silva - Psicologia histórico-cultural e o desenvolvimento psiquico infantil: compreendendo o processo de escolarização

2012

Caroline Andrea Pötker - Atuação do professor-psicopedagogo na escola: suas implicações no processo de escolarização

Mariana Akemi Suzuki - A Medicalização dos Problemas de Comportamento e da Aprendizagem: uma prática social de controle

Rafaela Mezzomo - A formação e atuação do psicólogo junto à pessoa com deficiência intelectual sob o impacto da desvalorização do conhecimento

Roseli de Melo Germano Marques dos Santos - O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na perspectiva de psicólogos que atuam na clínica e na escola

2014

Káriliny Teixeira Faria - Periodização do desenvolvimento humano: atividade de estudo e sua contribuição para o ensino fundamental de nove anos

Waléria Henrique dos Santos Leonel - O processo de escolarização do deficiente intelectual da educação básica e os desafios da prática docente: um debate relevante ao Ensino Superior

2015

Dayane Teodoro de Oliveira Aiache - Avaliação Psicoeducacional na Perspectiva de Professores: um estudo a partir da teoria Histórico-Cultural

Deise Aparecida Curto da Costa - O Autismo e a Educação Especial: o “mundo” de (im)possibilidades para a humanização

2016

Raquel de Araújo Bomfim Garcia - Acessibilidade no Ensino Superior na Perspectiva de Alunos com Deficiência: contribuições da Psicologia Escolar a luz da Teoria Histórico-Cultural

Tatiane Andressa de Almeida Gomes - O Desenvolvimento da Linguagem Oral e a sua Relevância no Processo de Alfabetização - Contribuições da psicologia histórico-cultural e da fonoaudiologia 

2017

Ana Paula Siltrão Bacarin - Percepções dos Funcionários com Deficiência sobre a Acessibilidade no Ensino Superior

Letícia Cavalieri Beiser de Melo - O Sentido e o Significado do Ensino Médio para os Estudantes: Um estudo a partir da psicologia Histórico-Cultural

2018 Lívia Cristina Navarrete de Toledo - Relações escola-família: análise do relato de educadoras (es) sobre a interação com as famílias no contexto de escolas públicas e privadas
2019

Ana Bárbara Joaquim - Atividade de estudo: uma síntese à luz da Psicologia Histórico-Cultural

Lorena Vechiatto - Uma investigação das ações e expectativas da escola a partir dos diagnósticos de TDAH e Dislexia: Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural 

2022

Patrícia Regina Seter - Tecnologia Assistiva mediando processos compensatórios na deficiência visual.

2023

Keuri Caroline Bonato da Costa - O reflexo estético na formação humana: integrando unidade afetiva e cognitiva no desenvolvimento infantil

 

Teses
Ano Discente/Título
2018 Camila Turati Pessoa - "“Ser professora”: um estudo do sentido pessoal sobre a atividade docente a partir da Psicologia Histórico-Cultural
2021 Camila Trindade - Fracasso Escolar? O sentindo pessoal do Ensino Superior para estudantes que vivenciam processos de dificuldades acadêmicas.

 

 

 

Orientadora: Silvana Calvo Tuleski

Dissertações
Ano Discente/Título
2010 Hilusca Alves Leite - O desenvolvimento da atenção voluntária na compreensão da psicologia histórico-cultural: uma contribuição para o estudo da desatenção e dos comportamentos hiperativos
2011

Eloisa Atsue Tanaka Beppu - O desenvolvimento da memória cultural na compreensão da psicologia histórico-cultural: contribuições para os processos de aprendizagem e desenvolvimento

Renata da Silva - A biologização das emoções e a medicalização da vida – contribuições da psicologia histórico-cultural para a compreensão da sociedade contemporânea

2012

Ana Carolina Peck do Amaral Mafra - Sexualidade humana em sua trajetória do biológico ao social: buscando uma compreensão a partir da psicologia histórico-cultural

Rafael Egídio Leal e Silva - Do “Homo ex machina” a “Machina ex machina”? A constituição do sujeito, a arte e a sociedade a partir da discussão de A tragédia de Hamlet (1601) e Blade runner (1982) sob a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural

2013

Leandro Carmo de Souza - A Apropriação da Escrita e sua Relação com o Desenvolvimento do Psiquismo: em defesa de um papel propositivo da Psicologia para a Educação Escolar.

Rhayane Lourenço da Silva - Leontiev e natureza social do psiquismo: das lacunas no texto à totalidade na história

2014

Paulo Sérgio Pereira Ricci - Análise da proposta de avaliação neuropsicológica de A. R. Luria e suas utilizações contemporâneas

Elis Bertozzi Aita - O conceito de inconsciente para L. S. Vigotski: primeiras aproximações

Maria Aparecida Santiago Silva - Compreensão do adoecimento psíquico: de L. S. Vigotski à Patopsicologia Experimental de Bluma V. Zeigarnik

2015

Eduardo Moura da Costa - Psicologia como retórica: uma análise das apropriações dos conceitos vigotskianos pelo construcionismo social 

2016

Jéssica Elise Echs Lucena - O Desenvolvimento da Atenção Voluntária na Educação Infantil: contribuições da Psicologia Histórico Cultural para processos educativos e práticas pedagógicas

Lorena Carrillo Colaço - A produção de conhecimento e a implicação para a prática do encaminhamento, diagnóstico e medicalização de crianças: contribuições da psicologia histórico-cultural

2017

Ana Eliza Andrade Ferreira - Implicações do pensamento dialético e da formação de conceitos científicos para a constituição da consciência de classe

2018

Vanessa de Oliveira Beghetto Penteado - Origem e formação das hipóteses etiológicas da esquizofrenia: uma reflexão à luz da Psicologia Histórico-Cultural

Laís Castro - Redução de Danos à luz do materialismo histórico

2019

Beatriz Moreira Bezerra Vieira - Medicando meninos e meninas: uma leitura histórico-cultural das relações de gênero no TDAH na infância 

2020

Rafael Barbosa da Silva de Oliveira - Os fundamentos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural para o atendimento de família 

2022

Nataly Batista de Jesus - A luta das mulheres no processo da revolução russa de 1917: apontamentos para a formação da consciência de classe a partir da Psicologia Histórico-Cultural.

Andressa Carolina Viana dos Santos - Aproximações entre a unidade mente-corpo e a unidade afetivo-cognitiva: um caminho para compreensão do sofrimento psicossomático.

 

Teses:
Ano Discente/Título
2018 Amanda Biasi Callegari - Da ilusão progressista ao conservadorismo idealista: uma crítica materialista histórica da esquizoanálise
2023

 Laís Castro - A determinação social do consumo de drogas : tecendo considerações acerca do
cuidado em saúde segundo o materialismo histórico-dialético

2024

Vanessa de Oliveira Beghetto Penteado - A expressão do sofrimento psíquico na esquizofrenia: contribuições da
Psicologia Histórico-Cultural

2024

Tiago Morales Calve - A constituição social dos sentidos na esfera do psiquismo humano : contribuições da
psicologia histórico-cultural

 

Orientadora: Sonia Mari Shima Barroco

Dissertações
Ano Discente/Título
2010

Dayene Patrícia Gatto - Teoria de L. S. Vigotski e o Atendimento Educacional aos Transtornos Globais do Desenvolvimento: da identificação da conduta desviante à formação do homem cultural

Maria Angela Bassan Sierra - A humanização da pessoa surdocega pelo atendimento educacional: contribuições da psicologia históricocultural

2011

Lucia Conceição Gollner Medeiros Moreira - O atendimento educacional à pessoa com deficiência intelectual com severo comprometimento: contribuições da psicologia histórico-cultural

2012

Hivi de Castro Ruiz Marques - O ensino de língua brasileira de sinais para crianças ouvintes e surdas: conteúdo e recurso para o desenvolvimento humano

Maysa Ricardo da Silva Figueira - Precariedade na Docência Superior de Psicologia em Cursos de Bacharelado: o caso do conceito do Super-eu no ensino de teoria psicanalítica

Talitha Priscila Cabral Coelho - Estudo da Criatividade no Contexto do Trabalho à Luz da Psicologia Histórico-Cultural

2013

Mariusi Gonçalves da Cruz - Teoria histórico-cultural e o ensino da arte: em defesa do desenvolvimento humano

Tatiane Superti - Vygotski, Machado de Assis e a psicologia da arte: do objeto, do método e das contribuições para a humanização do homem

2014

Mariana Lins e Silva Costa - Violência nas escolas: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para seu enfrentamento na educação

2015

Maria do Carmo Bezerra de Lima Silva - Escolarização da criança autista: considerações de uma professora sobre a aprendizagem e o desenvolvimento 

Rafael Iglesias Menezes da Silva - Sobre Psicologia e Ideologia na obra de L.S. Vigotski.

2016 Francirene Fabretti Lopes - A inclusão no ensino superior: a escolarização de um acadêmico cego à luz da Teoria Histórico-Cultural
2017

Fernanda Santos de Castro - Desenvolvimento da linguagem em pessoas com autismo: contribuições a partir da perspectiva histórico-cultural

Mariana Rodrigues Figueiredo - A compreensão e enfrentamento do uso abusivo e tráfico de drogas na escola à luz da teoria histórico-cultural

Emanuelle da Silva Gatto Bien - Psicologia Histórico-Cultural, atendimento a grupos e a Arte como estratégia psicoterapêutica: os olhos nas imagens e o olhar para a vida 

2018 Maria de Fátima Soares Cavasin - Educação e desenvolvimento do psiquismo da pessoa com deficiência visual: um estudo sob a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural
2022 Jéssica Clemente - Políticas e pesquisas em Educação Especial: das diretrizes ao mapeamento dos grupos de pesquisa no Brasil

  

Teses:
Ano Discente/Título
2019 Neide da Silveira Duarte de Matos - Políticas de educação especial e desenvolvimento humano: recuperação de contextos, documentos e percepções de protagonistas no Paraná e em Cuba
2020 Flávio Augusto Ferreira de Oliveira - "Em que mundo eles vivem?" Capitalismo, educação e constituição da adolescência na Era Virtual
2022 Mariana Lins e Silva Costa - Da violência que estrutura a sociedade ao comportamento violento: contribuições da Teoria Histórico-Cultural.

 

Orientadora: Zaira Fátima de Rezende Gonzalez Leal

Dissertações
Ano Discente/Título
2016 Ana Cecília Durigan - Família e Cultura: Um estudo psicológico acerca das vivências familiares para a formação humana
2017

Ana Paula Alves Vieira - O desenvolvimento da atividade voluntária a partir da Psicologia Histórico-Cultural: menos rótulo e mais aprendizagem

Rafaela França da Silva Della Santa - As implicações da sociedade de classe no cometimento do ato infracional: contribuições da psicologia histórico-cultural

2018

Denise Maranho Gomes - Adolescente em conflito com a lei e a prática socioeducativa: superação de conceitos a partir da Psicologia Histórico-Cultural

Michelle Aparecida Ferreira dos Santos - O sentido pessoal do trabalho voluntário: uma análise de relatos devoluntários de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos

2019

Daniella Fernanda Moreira Santos - Escolha profissional enquanto processo: influências, condicionantes e limitações  – Contribuições da Psicologia Histórico Cultural

Rafaela Batista Santarosa - Adolescência, Educação e Trabalho: O Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio dos Institutos Federais sob a Perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural 

2021

Marli Cabrera Soares - Desenvolvimento da leitura e escrita na perspectiva Histórico-Cultural: contrapondo-se à naturalização das dificuldades no processo de alfabetização. 

2022

Thais Carolina Ferreira - A Construção da Autovaloração dos Adolescentes em Tempos de Mídias Sociais.

2023

Kayo Rodrigo Vicente - Trabalho, desenvolvimento e superexploração: juventude em um país de economia
dependente

 

Teses:
Ano Discente/Título
2020 Flávia Caroline Santos Cardoso Pereira - Adolescência no Contexto das Medidas Socioeducativas: contribuições e proposições da psicologia histórico-cultural
2021 Letícia Cavalieri Beiser de Melo - Vivência e constituição de sentidos sobre a educação: um estudo com jovens egressos do ensino médio.  
2023 Gabriela de Conto Bett - Negligência familiar na justiça da infância e juventude: uma análise histórico-cultural
2024 Vinicius dos Santos Oliveira - O Processo de Escolha Profissional à Luz da Psicologia Histórico-cultural:
em defesa do desenvolvimento do pensamento por conceitos